Palestrantes

Adalberto Bromberg

Adalberto Bromberg

Painel Temático: Inovação pelo Oceano - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2003) . Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia do Produto.

Adalberto Ramon Vieyra

Adalberto Ramon Vieyra

Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 9h às 12h

Formado em Medicina pela Universidad Nacional de Rosario (1970), tem mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Professor Adunto de Bioquímica da UFRJ 1982-1994. Professor Titular de Bioquímica Médica 1994-1999. Professor Titular de Biofísica e Fisiologia 1999-2014 e Professor Emérito desde junho de 2015. Foi Coordenador da Área de Ciências Biológicas II da CAPES (2005-2011) e se desempenhou novamente nesta função desde setembro de 2014 até fevereiro de 2018. Foi Diretor Científico do Programa de Oncobiologia da UFRJ entre 2003 e 2016. Desde 2013 é Diretor do CENABIO/UFRJ (Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem e Núcleo de Biologia Estrutural e Bioimagem da UFRJ). Seu campo de interesse científico encontra-se na área de Biofísica e Fisiologia, com ênfase em Biofísica de Processos e Sistemas, centrado no estudo de fenômenos de transporte iônico através de membranas biológicas e de sua regulação em condições fisiológicas e patológicas. Seu laboratório investiga a potencialidade de terapias celulares em modelos experimentais de nefropatias agudas e crônicas. É Cientista do Nosso Estado (Rio de Janeiro), Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e membro pleno da Scientific Research Honor Society (USA).

Adriana Diaferia

Adriana Diaferia

Painel Temático: Complexo Econômico Industrial da Saúde - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Pós-graduação em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Vice-Presidente Executiva do Grupo FarmaBrasil, associação privada de empresas farmacêuticas de capital nacional. Foi Gerente Jurídica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Foi Diretora do Departamento de Economia da Saúde, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos no Ministério da Saúde. Foi Coordenadora da Área de Biotecnologia, Fármacos e Medicamentos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. É Professora de Direito no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito e Gestão Pública, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em saúde, biotecnologia, propriedade industrial, biossegurança e direito, direitos da pessoa humana, genoma humano interesses difusos, biodiversidade e direito ambiental e clonagem humana.

Alexandre Szklo

Alexandre Szklo

Painel Temático: Tecnologias de Baixo Carbono e Transição Energética - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Professor Titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. É professor da COPPE e da Escola Politécnica da UFRJ. Doutor pela COPPE/UFRJ. Engenheiro Químico pela Escola de Química da UFRJ. É autor de inúmeros livros e cerca de 170 artigos em periódicos científicos (índice H Scopus igual a 36 em 12/2023), e orientador de cerca de duas centenas de teses de doutorado e dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso em engenharia. É revisor de periódicos científicos indexados e bolsista de produtividade 1B do CNPq. Ganhou por duas vezes o Prêmio Giulio Massarani de Mérito Acadêmico, concedido pelo Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia. Foi um dos 13 professores homenageados na celebração de 60 anos do Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia. Também foi agraciado em 2013, 2014 e 2015 com o prêmio Vale-CAPES de orientação de dissertações ou teses na área de engenharia, com tema em mudanças climáticas globais. Ganhou por duas vezes o Prêmio Plínio Catanhede concedido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). É coordenador técnico do Acordo de Cooperação UFRJ-IFP (Instituto Francês do Petróleo), pelo lado da UFRJ. Em 2020, fez parte do Comitê de Avaliação de Trabalhos do Prêmio Tiradentes para o Ministério de Defesa do Brasil. Sob indicação do Ministério de Minas e Energia, é, desde fevereiro de 2021, o representante da comunidade científica dentro do CONCEPE (Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética). É membro do Conselho Deliberativo da COPPE/UFRJ e presidente da Comissão de Ensino e Pesquisa deste Conselho.Dados adicionais podem ser encontrados em: ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7101-1810; ResearcherID: Web of Science ResearcherID AAP-8970-2021; Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?view_op=list_workshl=pt-BRuser=qyynEhUAAAAJ; Scopus: Scopus Author ID: 6603803125.

Alfredo Renault

Alfredo Renault

Painel Temático: Tecnologias de Baixo Carbono e Transição Energética - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e mestre em Engenharia Química pela COPPE-UFRJ (1985), atualmente é professor no Departamento de Economia da PUC-Rio e Diretor da RioSil Consultoria, onde desenvolve análises, cenários prospectivos e planejamento estratégico. Oferece consultoria em energia para grandes empresas e organizações do setor.

Amilcar Tanuri

Amilcar Tanuri

Painel Temático: Ciência Básica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é consultor da who res net da Organização Mundial da Saúde, coordenador da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, associated research scientist – Columbia University, consultor da área de laboratório – Consultor na Área de Laboratório do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv-1, genetically diverse, subtypes, hiv e resistência a droga, arboviroses , corona vírus pandêmico e outras viroses emergentes. Fator H= 47 Web of Science ; Fator H = 62 Google Schollar (setembro-2022) com 14058 citações.

Angela Uller

Angela Uller

Painel 2: Desafios para CT&I no Rio de Janeiro - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 15h às 16h

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Engenharia Química – Ecole Superieur de Chimie/Université de Paris (1980). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação experimental de dados de equilíbrio de fases, simulação e modelagem termodinâmica, processos de separação pelo equilíbrio, em particular, em extração supercrítica, com aplicação em produtos naturais, petróleo e gás, etanol e biodiesel. Tem também experiência em gestão universitária por ter estado na diretoria da COPPE/UFRJ e da Fundação COPPETEC de 1990 a 2007, em gestão de projetos com empresas, em gestão da inovação e em política de C&T&I, pela participação em conselhos de vários órgãos governamentais federais e estaduais, tais como: Conselho Deliberativo do CNPq, Conselho de Administração do CGEE, Conselho Consultivo da FINEP e Conselho Superior da FAPERJ. Foi Presidente da ABIPTI e Diretora da ANPEI. Foi Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ, a qual está subordinada a Agência UFRJ de Inovação, de 2007 a 2011 e Chefe de Gabinete do Reitor da UFRJ de 2011 a 2015. Ocupa hoje a coordenação geral da Unidade Embrapii/COPPE em Tecnologia Submarina e a Presidência da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro

Aquilino Senra

Aquilino Senra

Painel Temático: Tecnologias de Baixo Carbono e Transição Energética - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui Doutorado em Ciências da Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1994, lotado no Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Física de Reatores.Foi Pesquisador Visitante da Carnegie-Mellon University – Pittsburgh/EUA; Membro dos Comitês Assessores do CNPQ e da CAPES; Editor da Revista Brasileira de Engenharia Nuclear; Membro da Comissão Consultiva de Radioproteção e Segurança Nuclear do Conselho Superior de Política Nuclear da Presidência da República; Membro do Comitê Assessor das Engenharias da FAPERJ; Presidente do Conselho Deliberativo da COPPE/UFRJ; Membro do Conselho Superior da FAPERJ; Diretor da COPPE/UFRJ; Presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB); Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e Diretor de Tecnologia da FAPERJ. Foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Arthur Ayres Neto

Arthur Ayres Neto

Painel Temático: Inovação pelo Oceano - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988), especialização em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal Fluminense(2010), especialização em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense(1991), mestrado em DINÂMICA DOS OCEANOS E DA TERRA pela Universidade Federal Fluminense(1994), doutorado em Geofisica pela Christian-Albrechts Universitaet zu Kiel(1999) e pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles(2012). Atualmente é Revisor de periódico da Revista Brasileira de Geofísica, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Associado 4 da Universidade Federal Fluminense, Revisor de periódico da Marine Georesources & Geotechnology, Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de periódico da Chinese Journal of Oceanology and Limnology, Revisor de periódico da Geo-Marine Letters, Revisor de periódico da Ocean Engineering, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cartografia (Impresso), Revisor de periódico da HELIYON, Revisor de periódico da Applied Ocean Research, Revisor de periódico da Environmental Monitoring and Assessment, Revisor de periódico da Journal of Ocean University of China, Membro de corpo editorial da Environmental Protection Research, Revisor de periódico da Journal of Marine Science and Engineering, Revisor de periódico da Geosciences, Revisor de periódico da Energies, Mentor da Comitê Nacional da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreir, Revisor de periódico da Ocean And Coastal Research, Revisor de periódico da Marine Geophysical Research, Revisor de periódico da Remote Sensing, Revisor de periódico da Frontiers In Marine Science, Revisor de periódico da Environmental Protection Research e Diretor da Sociedade Brasileria de Hidrografia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica. Atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia, meio ambiente, geofísica marinha, sedimentos.

Benedito Adeodato

Benedito Adeodato

Painel 1: Diretrizes para formulação do plano de CT&I do ERJ - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 14h às 15h

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); Mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia (IE/UFRJ); Graduado em Economia (IE/UFRJ). Professor Associado da UNIRIO, atuando nos cursos de Graduação em Administração Pública, Direito e Ciência Política. Professor de quadro permanente do programa de Pós-Graduação do Mestrado em Direito e Políticas públicas. (PPGD). Foi Vice-Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi Membro dos Conselhos Superiores CONSEPE e CONSUNI da UNIRIO até junho de 2023. Foi Diretor da Escola de Administração Pública da UNIRIO. Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP/UNIRIO). Foi Presidente e Diretor no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Foi Coordenador de Abastecimento e Preços Industriais do Ministério da Economia. Artigos e livros publicados na área de Administração com ênfase em Administração Pública e Direitos Humanos Pesquisas com ênfase nas temáticas: Governança, Teoria do Estado, terrorismo, políticas públicas.

Claudia Jurberg

Claudia Jurberg

Painel Temático: Divulgação Científica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), onde também realizou um Pós-Doutoramento entre os anos de 2003 e 2004. Atualmente, é Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro; Assessora de Imprensa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj); É locutora do Boletim Faperj de Ciência e Inovação da rádio Roquette Pinto; Editora de mídias sociais das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e consultora do Grupo de Trabalho em Comunicação da International Agency for Research on Cancer (IARC//OMS), para América Latina e Caribe. É professora e orientadora do curso de pós-graduação de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Foi jornalista correspondente do Bulletin of The World Health Organization (OMS) por mais de 10 anos. Trabalhou como assessora de imprensa na Fundação Oswaldo Cruz por cerca de 20 anos. E como coordenadora do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, por 15 anos. Na instituição, foi também professora do curso de pós-graduação em Educação, Gestão de Difusão em Biociências do IBqM/UFRJ, por 15 anos. Foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre 2013 e 2023. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Científico e de Saúde), atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, jornalismo científico, saúde, saúde pública, mídias sociais e mídias tradicionais.

Cláudia Rose

Cláudia Rose

Painel Temático: Violência - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e mestrado profissionalizante em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: favela, memória e identidade. Atualmente, além de exercer o magistério na rede municipal de ensino, é diretora do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), gestora da Casa de Cultura da Maré e coordenadora do Museu da Maré, no Rio de Janeiro.

Claudio Peralta

Claudio Peralta

Painel Temático: Comunicação - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Claudio Peralta é supervisor de efeitos visuais e diretor de animação em projetos como “Planeta Palavra”, a versão brasileira da premiada série americana “Word World”. Estão no seu currículo os efeitos para séries como “Sob Pressão” (Globo), “Reality Z” (Netflix) e “Um Contra Todos” (Fox), e para longas como “Kardec” e “Gonzaga – De Pai pra Filho”. Ao longo de sua carreira soma seis indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria “Melhor Efeito Visual”, tendo levado o primeiro lugar pelo trabalho no filme “O Homem do Futuro”. Peralta também dirigiu comerciais para Johnnie Walker e Telefônica, entre outras marcas, e participou da concepção de projetos como o lançamento da marca olímpica “Rio 2016”. O diretor iniciou a carreira na animação tradicional e como artista 3D, na produção de aberturas para programas televisivos. Como artista de composição trabalhou quatro anos na TV Globo, onde participou da elaboração e realização de efeitos visuais para novelas, minisséries e longas.

Dani Balbi

Dani Balbi

Painel 1: Diretrizes para formulação do plano de CT&I do ERJ - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 14h às 15h

Dani Balbi é a primeira professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciência da Literatura, Professora de Comunicação e Realidade Brasileira na Escola de Comunicação – Eco/Ufrj e roteirista. De Engenho Da Rainha, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Militante do PCdoB há 18 anos, integra a direção nacional do Partido e participa das lutas estudantis, do movimento negro, LGBTQIA+ e de Mulheres, passando por entidades como a UBES, UNE, ANPG, UJS, UNEGRO, UBM e UNALGBTI.

David Nonno

David Nonno

Painel Temático: Cidade / Metrópole - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes em Santos. Pós-graduado e Especializado em Tecnologia da Gestão na Produção de Edifícios pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e com certificado de Extensão em Gestão da Qualidade ISO pela Certificadora ABS Quality Evaluations; Com experiência de 27 anos no setor, foi Gerente Geral de Obras da Cury por 11 anos.

Denizar Vianna Araujo

Denizar Vianna Araujo

Painel Temático: Complexo Econômico Industrial da Saúde - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui Graduação em Medicina (1989), Residência em Medicina Interna (1992), Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), MBA pelo COPPEAD/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Possui capacitação em Prática Clínica Baseada em Evidências pelo método da McMaster University (2006). ATIVIDADE PROFISSIONAL: Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex Pró-Reitor de Saúde da UERJ (2021-2022). Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2019-2020). Pesquisador do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) CNPq/Brasil.

Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (2013-2017). Coordenador de Centro de Excelência da Organização Pan Americana de Saúde (2010-2012). Tem experiência na área de Economia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Clínica e Avaliação de Tecnologia em Saúde.

Presidente do Conselho Empresarial do Ecossistema da Saúde da ACRJ

Edgar Lyra

Edgar Lyra

Painel Temático: Ciência Básica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Edgar Lyra é graduado em Engenharia Química pela UERJ (1981), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e pesquisador associado. Coordenou o curso de graduação em Filosofia entre setembro de 2013 e março de 2020, e desde então exerce o cargo de diretor do departamento. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos vinculados à atual hegemonia tecnológica. Coordenou entre 2014 e 2016 o Grupo de Trabalho Heidegger da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), ao qual continua filiado. Criou e lidera, desde 2016, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Tecnologia, certificado pelo CNPq. Ingressou em junho de 2019 no Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio, e em setembro do mesmo ano filiou-se ao EMAPS (grupo de Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais). Fortemente convencido da necessidade de formar professores de filosofia para lidar com as demandas da era técnica, tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo da Retórica de Aristóteles em direção aos seus ecos contemporâneos. Este trabalho resultou em sua publicação mais recente, o livro “O Esquecimento de uma Arte – retórica, educação e filosofia no século 21”. Ainda, no esforço de formação de professores, atua desde 2014 como colaborador do Mestrado Profissionalizante em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ, além de integrar o GT Ensinar e Ensinar a Filosofa da ANPOF. Coordenou o PIBID / PUC-Rio de Filosofia entre agosto de 2012 e fevereiro de 2020, e entre junho de 2015 e junho de 2016, assessorou o MEC (Ministério da Educação) na elaboração das duas primeiras versões do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem, por fim, atuado no assessoramento de escolas de Educação Básica, como professor de cursos de especialização e extensão, como parecerista da CAPES e, mais recentemente como Coordenador do Grupo de Acompanhamento de Ações Estratégicas da PUC-Rio, diretamente ligado à reitoria.

Eliete Bouskela

Eliete Bouskela

Painel Temático: Ciência Básica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), tem mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Fisiologia também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Diretora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) para o triênio 2021-2024; Membro Titular (sessão Saúde) da Academia Brasileira de Ciências; Membro Titular da Academia Nacional de Medicina; Coordenadora Adjunta (área de Pesquisa Experimental) do curso de pós-graduação: Fisiopatologia Clínica e Experimental (nível 5 da CAPES, Medicina I); Membro Associado Estrangeiro – Académie Nationale de Médecine (França); Membro Titular (área Medicina) da European Academy of Sciences and Arts; Membro Titular da The World Academy of Sciences (TWAS, área: Medical and Health Sciences including Neurosciences); Membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial da Saúde (CT-Saúde), representante do segmento acadêmico-científico do Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; parte do corpo editorial da Microvascular Research (Elsevier, USA, impacto 3.750), Microcirculation (Wiley-Blackwell, USA, impacto 2.680), Clinical Hemorheology and Microcirculation (IOS Press, Germany, impacto 2.1) e Frontiers in Physiology (Frontiers Media SA, Lausanne, Switzerland, impacto 4.755); consultora do Ministério da Saúde (MS); pesquisadora 1A do CNPq, membro do CA da Medicina (período 07/2019 – 02/2026) e coordenadora científica do Centro de Pesquisas Clínicas do HUPE-UERJ. Revisora de artigos para Intensive Care Medicine; American Journal of Physiology: Heart and Circulatory Physiology; Atherosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology; Brain Research; European Journal of Pharmacology; British Journal of Pharmacology; Journal of Cardiovascular Pharmacology; Journal of Vascular Research; Critical Care; Hypertension; Neurotoxicity Research e outros. Tem experiência na área de Fisiologia Cardiovascular (Microcirculação) e Pesquisa Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da reatividade microvascular na obesidade, resistência à insulina, choques séptico e hemorrágico e detecção precoce de risco cardiovascular em doenças crônicas usando métodos não-invasivos.

Elika Takimoto

Elika Takimoto

Painel 1: Diretrizes para formulação do plano de CT&I do ERJ - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 14h às 15h

Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em Filosofia da Ciência. Professora e Coordenadora de física do ensino médio e técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (ingresso em 2006). É integrante do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia (UERJ) (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0326701QX7JSZ9 – Lider: Antonio Augusto Passos Videira). Possui graduação em Licenciatura de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996)e mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia também pela UFRJ (2007).

Fernando Peregrino

Fernando Peregrino

Seminário Temático: Neoindustrialização, Segurança Alimentar - 27.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 9h às 12h

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Engenharia de Produção – COPPE/UFRJ (2009) e doutorado em Engenharia de Produção – COPPE/UFRJ (2012). Foi Diretor do Clube de Engenharia. Membro do Conselho Deliberativo do CNPq. Recebeu Premio da UNESCO pela contribuição à Educação da UNESCO2 (24/03/20120. Foi Fundador e professor da Escola de Políticas Públicas e Governo da UFRJ um curso de pós graduação latu sensu, ex-secretário de estado de ciência, tecnologia e Inovação, ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e ex-presidente do Fórum dos Secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, ex-membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Ministrou aulas na graduação e pós-graduação da UFRJ, Diretor Executivo da Fundação COPPETEC, Diretor de Orçamento e Controle da COPPE/UFRJ é Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica – CONFIES. Participou diretamente da elaboração de diversas legislações da área de ciência e tecnologia, como a Lei 13.243/16, o Decreto 9283/18 e recentemente na Lei dos Fundos Patrimoniais, lei 13.800/09. Atual como professor Voluntário do Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Economico e Social do IPPUR/UFRJ. Foi reconhecido em 2017 como CONSTRUTOR DA INTERNET NO BRASIL pela RNP.

Henrique Silveira

Henrique Silveira

Painel Temático: Cidade / Metrópole - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Henrique Silveira é geógrafo, com mestrado em Cultura e Comunicação, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Atualmente, é Coordenador Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico no Instituto Pereira Passos, na Prefeitura do Rio de Janeiro. Também é Coordenador Geral do Núcleo Ypykuera de Cidadania e Políticas Públicas.

Foi Subsecretário de Integração Metropolitana da prefeitura do Rio de Janeiro, conduzindo iniciativas de cooperação intermunicipal para a transição energética.

Foi cofundador e Coordenador Geral da Casa Fluminense, organização da sociedade civil que atua para a construção de políticas públicas na região metropolitana do Rio de Janeiro com foco na redução de desigualdades.

É autor do livro “Rio por Inteiro: reflexões sobre a cidade metropolitana”, pela editora Periferias.

É membro licenciado da Ford Global Fellowship. Faz parte do conselho do Observatório de Favelas, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e do Instituto Marielle Franco.

Ildeu de Castro Moreira

Ildeu de Castro Moreira

Painel Temático: Divulgação Científica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Doutor em física pela UFRJ, é professor do Instituto de Física e de programa de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física na UFRJ, e em mestrado em divulgação científica (Fiocruz/UFRJ/MAST/JBRJ). Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalhou/a nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência. Foi chefe do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física (UFRJ) em 1987. Foi editor científico da revista Ciência Hoje (1988/96) e membro de comitês editoriais de diversas revistas científicas e de divulgação. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI (2004-2012) e coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2004 a 2012. Foi membro do CA de Divulgação Científica do CNPq (2008-2012), do CTC da Educação Básica da Capes (2010-2014) e do Conselho Superior da Capes (2015-2016). Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (2017-2021). Pertenceu aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência (1990/1994), da Sociedade Brasileira de Física (1999/2003; 2015/2019) e da SBPC (2003/2007; 2011-2015). Em 2007 recebeu o Prêmio (Especialista) da RedPop – Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y Caribe. Em 2010 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, classe de Comendador – Personalidade Nacional. Em 2014, recebeu a condecoração Rio Negro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Prêmio Mercosul de CT – Integração de 2014 (com equipe). Recebeu, em 2013, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq, a Medalha Defensor da Ciência, da Federação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE, em 2021, a Medalha Henrique Morize da ABC, em 2021, e o Prêmio Oswaldo Luiz Alves da SBQ em 2023. Foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2021), da qual é Presidente de Honra. Bolsista Produtividade do CNPq – 1C

Isabel Lustosa

Isabel Lustosa

Painel 2: Desafios para CT&I no Rio de Janeiro - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 15h às 16h

Isabel Lustosa (Isabel Idelzuite Lustosa da Costa) é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), com mestrado (1991) e doutorado em Ciência Política (1997) pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (atual IESP/UERJ), sob a orientação de José Murilo de Carvalho. Sócia do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e membro do Pen Club do Brasil, foi, por mais de trinta anos, pesquisadora titular do Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa, tendo trabalhado antes no Museu da República e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro (IPHAN). É especialista em história política e cultural brasileira com enfâse nos estudos sobre a imprensa, tema sobre o qual vem pronunciando conferências, publicando livros, artigos e organizando seminários, além de liderar, ao lado de Tania de Luca, grupo de pesquisa inscrito no CNPq, desde 2016. Sua dissertação de mestrado, defendida em 1991, é um estudo precursor sobre o humor no Brasil do começo do século XX e abriu caminho para as investigações de outros autores que se lhe seguiram, tendo estabelecido interessante contraste entre o humor da boêmia literária e a apropriação estética do humor pelo Modernismo. Do início de sua vida acadêmica até hoje acumulou vasta produção de estudos sobre a caricatura brasileira nos séculos XIX e XX. Nas pesquisas que estiveram na base de sua tese de doutorado demonstrou o papel fundamental da imprensa no processo de Independência e como esta se constituiu então em uma esfera pública que deu lugar a embrionárias e imprevisíveis formas de competição política. Publicou, na imprensa brasileira, durante cerca de vinte e cinco anos, resenhas de alguns dos principais livros nas áreas de História e Ciências Sociais e afins, constituindo, através dessa atividade, uma grande bagagem de conhecimento sobre o estado da arte daquelas áreas. Ocupou a Cátedra Simon Bolívar (IHEAL) da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, na França (2010/2011). Foi titular da Cátedra Sergio Buarque de Holanda/Maison des Sciences de l´Homme/Paris para o período 2012-2015, atuando como professora visitante da Universidade de Rennes-2. Durante o ano de 2020, esteve em Lisboa, realizando pesquisas no CHAM, da Universidade Nova, com bolsa da CAPES na categoria de professor visitante sênior.

Itamar Silva

Itamar Silva

Painel Temático: Cidade / Metrópole - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Presidente da Associação Escola Sem Muros – Grupo Eco – Instituição que atua na Favela de Santa Marta desde 1978. Conselheiro do Dicionário de Favelas Marielle Franco (WikiFAVELAS) e da Rede de Observatórios da Segurança – Rio de Janeiro (Cesec). Membro da Equipe da Universidade da Cidadania – UC/UFRJ.

José Alberto Sampaio Aranha

José Alberto Sampaio Aranha

Painel Temático: Cidade / Metrópole - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Engenheiro Químico pela UFRRJ com pós em Administração pelo IAG PUC-Rio e especialização em Comércio Exterior pelo CECEX RJ e empreendedorismo pela Nova Southeastern nos EUA. Escreveu o livro INTERFACES: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação pela editora Saraiva. Trabalhou 18 anos na interação universidade empresa e estímulo à startups. Foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, vice e presidente da ANPROTEC e diretor da REDETEC. Neste período participou em vários grupos e conselhos públicos e privados na formulação de políticas de inovação como: a Comissão Especial de Instrumentação Digital da Secretaria Especial de Informática na Formulação da Política Nacional de Instrumentação Digital, o conselho do: Instituto ENDEAVOR, Instituto Educacional da B3, BRAIN Ventures, fundo PRIMATEC, SEBRAE Nacional, ABDI, FINEP e SOFTEX e os Comitês da MEI, do Fórum das MPEs e dos GTs do PNI e Marco legal de startups. Foi engenheiro de aplicações de cromatografia e espectrometria da VARIAN, responsável pelos cursos e desenvolvimento de metodologias de aplicação. Visitou vários laboratórios de pesquisa do país, fez cursos internacionais sobre instrumentação e visitou e acompanhou o desenvolvimento de empresas de alta tecnologia no Vale do Silício e na Rota 128 em Boston. Como empreendedor, foi sócio e vice-presidente da Engelab e VanDen Científica, onde montou, automatizou laboratórios e negociou transferência de tecnologia de equipamentos com os EUA, França, Alemanha, Japão e Argentina nos anos 1988-92. Coordenou a criação do curso de empreendedorismo da PUC-Rio, eleito o melhor programa das Instituições de Ensino Superior pelo CNI/ em 1998, a REINC, a RELAPI – Rede de Incubadoras da América Latina e a RENAII ? Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimento. Visitou incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, coworkings e cidades inteligentes no país, na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. Ministrou cursos, como professor visitante, no Chile, Perú, Equador, Argentina e Uruguai. Foi consultor Ad Hoc da FINEP, CNPq, SEBRAE, CNI/IEL e UNESCO. Recebeu o Prêmio InRio da ASSESPRO ? Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática em 2000 e foi indicado em 2001 como uma das 100 pessoas do ?Quem é Quem? da tecnologia brasileira pela revista InfoExame. Recebeu o prêmio ANPROTEC de: apoio a melhor empresa de incubadoras nos anos de 1999 e 2000 e o de melhor incubadora 2000. Em 2014 a incubadora foi considerada a 9ª melhor incubadora do mundo pela UBI ? University Business Incubator. Trabalha atualmente com planejamento de: cidades, redes, ambientes de inovação e Startups.

José Messias

José Messias

Painel Temático: Comunicação - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Professor Adjunto do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Games, Gambiarra e Mediações em Rede (GamerLab/UFMA). Foi bolsista de Pós-Doutorado PNPD/Capes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e integrante do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF). Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola da Comunicação da UFRJ com bolsa Faperj Nota 10 para realização de projeto de pesquisa sobre customização e compartilhamento de games em comunidades virtuais. Pesquisador visitante na University of Wisconsin-Milwaukee (UWM) por intermédio do Programa de Bolsa de Doutorado Sanduíche Capes/Fulbright. Mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq do grupo de pesquisa Comunicação, Lúdico e Cognição (Cibercog/Uerj) do qual ainda faz parte como voluntário. Atualmente, investiga o conceito de gambiarra aplicado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto do chamado Sul Global, especificamente games e outras mídias digitais, em suas interseções com a cultura hacker, pirataria, consumo participativo e o desenvolvimento de competências cognitivas.

José G. Temporão

José G. Temporão

Painel Temático: Complexo Econômico Industrial da Saúde - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1984) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Professor e pesquisador titular aposentado da Fundação Oswaldo Cruz, ex-ministro da saúde do Ministério da Saúde e ex-membro do cancer control advisory committee – World Health Organization. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento Em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sus, saúde coletiva, vacinas, medicamentos, saúde e desenvolvimento. É membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

Julia Zardo

Julia Zardo

Painel Temático: Comunicação - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ; Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação Social da UFRJ; Jornalista pelo Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Professora de disciplinas de empreendedorismo, desenvolvimento local, inovação e economia criativa na graduação da PUC-Rio e em diversos programas de Pós-graduação. Foi gerente do Instituto Gênesis da PUC-Rio por 18 anos, onde desenvolveu e coordenou entre diversos projetos, o Rio Criativo, Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Colunista da Veja Rio sobre inovação e sociedade.

Leda Castilho

Leda Castilho

Painel Temático: Complexo Econômico Industrial da Saúde - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Professora Titular da UFRJ, lotada no Programa de Engenharia Química da COPPE, onde coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC). É docente permanente também do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do IQ/UFRJ. Possui graduação e mestrado em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Engenharia Bioquímica pelo German Research Centre for Biotechnology (GBF) e Technical University of Braunschweig (Alemanha). Atuou como pesquisadora visitante na University of Bielefeld (Alemanha) em 2011 e no Vaccine Research Center (VRC) do National Institutes of Health (NIH, EUA) em 2016/2017. Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período 2009-2013. Coordenou em 2014/2015 o Comitê Técnico Nacional de Biofármacos instituído pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) no âmbito do projeto ATS. Tem experiência na área de Engenharia Bioquímica e Biotecnologia Farmacêutica, atuando principalmente nas áreas de clonagem e expressão de proteínas em células de mamíferos, cultivo de células animais e purificação de biomoléculas, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias avançadas para a produção de biofármacos, insumos para testes diagnóstico e vacinas.

Leonardo Edde

Leonardo Edde

Painel Temático: Comunicação - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Sócio-fundador da Urca Filmes, com mais de 20 anos de experiência como produtor e diretor. Engenheiro com pós-graduação em Gestão Executiva, Produção Executiva e Direito do Entretenimento. É responsável pela produção e realização de dezenas de filmes e séries, entre os quais destacam-se: longas como “Tropa de Elite 2”, de José Padilha, “Loucas para Casar”, de Roberto Santucci”, “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello, “Os Desafinados”, de Walter Lima Jr, “O Mamute Siberiano”, de Vicente Ferraz, “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho; e produtos seriados como “Equador”, uma das maiores produções já realizadas em Portugal, além de centenas de horas produzidas para canais como Discovery Networks, Multishow, GNT, Futura, Rede Globo.
Leonardo é hoje Presidente do SICAV – Sindicato da Indústria Audiovisual, Vice-presidente da FIRJAN e representante do Brasil na FIPCA – Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales. Ministrou aulas na FGV – Fundação Getúlio Vargas e na AIC – Academia Internacional de Cinema. É jurado do Banff World Media Festival e do Emmy Internacional. Complementando sua formação, foi certificado nos cursos Creative Producers (Producer’s Guild of America), e Compliance (Firjan/IEL).

Leticia Cotrim

Leticia Cotrim

Painel Temático: Inovação pelo Oceano - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Concluiu a graduação em Oceanografia pela UERJ (1993), mestrado em Geoquímica pela UFF (1996) e doutorado em Oceanologia pela Université de Perpignan (França, 2000). Professora Associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, atua na área de biogeoquímica marinha. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UERJ. Foi co-autora do 6o Relatório de Avaliação do Clima do WGI do IPCC (AR6 – 2021) e co-líder do Grupo Brasileiro de Pesquisa em Acidificação dos Oceanos (BrOA – www.broa.furg.br). Integra o comitê científico do projeto PIRATA (Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic), da Rede CLIMA e o grupo de referência do projeto GLODAP (Global Ocean Data Analysis Project – www.glodap.info). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Oceanografia da UERJ, bolsista PROCIÊNCIA/UERJ, Pesquisadora 2/CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ no triênio 2022/2024, mãe solo de uma filha (nascida em 2008), fotógrafa autodidata e apoiadora da causa das mulheres na ciência.

Luana Bonone

Luana Bonone

Painel Temático: Divulgação Científica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Doutora pelo Programa de Comunicação da UFRJ (2023), mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2013), com especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, no Programa de Formação de Conselheiros Nacionais da UFMG (2014) e graduação em Comunicação Social pela UFMG (2006), habilitação Jornalismo. Tenho experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação, ciência e tecnologia, democracia participativa e educação. Compus o GT sobre Democratização da Comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Presidi a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) entre maio de 2012 e maio de 2014. Fui Ouvidora-Geral da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2014 e 2016. Atuei como secretária regional adjunta da SBPC (RJ/ES) de 2015 a 2017, sou filiada à Intercom e à ULEPICC. Integrante do Grupo de Pesquisa Marxiano em Informação, Comunicação e Cultura (ComMarx), cadastrado junto ao CNPq, coordenado pelo prof. dr. Marcos Dantas, de 2020 até o presente momento. E-mail: luanabonone@gmail.com

Luis Fernandes

Luis Fernandes

Abertura Oficial - 26.02.24 - Sala Nelson Perereira dos Santos - 17h às 19h

Possui graduação em Relações Internacionais pela Georgetown University (1979), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (1989) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (1997). Atualmente é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como gestor público, exerceu as funções de Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, Secretário Executivo do Ministério do Esporte e Coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014, além de Assessor Especial do Ministro da Defesa. É o atual secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

Painel Temático: Cidade / Metrópole - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas RJ, mestrado em Développement Economique et Social – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Pesquisador Visitante FAPERJ (2023-2025) do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências do Homem – CCH/UENF. Professor-Colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional- IPPUR/UFRJ. Pesquisador-Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Integrante do Comitê Científico da Rede Latino-americana de Teoria Urbana RELATUR. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT AS METRÓPOLES E O DIREITO À CIDADE: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano, realizado pela pesquisa em rede Observatório das Metrópoles envolvendo mais de 400 pesquisares em 75 programas de pós-graduação em diversas áreas disciplinares, organizados Núcleos Regionais em 18 metrópoles brasileiras. Editor das revistas Cadernos Metrópoles e e-metropolis (www.observatoriodasmestropoles.net.br). Atualmente realiza pesquisas sobre as metrópoles, o direito à cidade no capitalismo contemporâneo: a financeirização e o rentismo.

Maiza Pimenta

Maiza Pimenta

Painel Temático: Tecnologias de Baixo Carbono e Transição Energética - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Engenheira Naval formada pela UFRJ em 2002, com mestrado em Engenharia Oceânica pela UFRJ em 2006. Possui também MBA Executivo em administração de empresas pela Fundação Dom Cabral, com módulo de extensão Pós-MBA pela Kellogg School of Management, em Chicago.

Maria de Lourdes Aguiar Oliveira

Maria de Lourdes Aguiar Oliveira

Painel Temático: Ciência Básica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Graduação em Ciências Biológicas (1987), mestrado (parte prática desenvolvida com bolsa no Instituto Robert Koch, Berlim, Alemanha) (1997) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). É tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz desde 1987. Atuou no Departamento de Sangue e Hemoderivados, INCQS, chefe do setor de Imunodiagnóstico (1992-1994) vigilância sanitária, registro de kits para diagnóstico no Ministério da Saúde e desenvolvimento de material de referência HIV. Ingressou no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) em 1995, atuando em linhas de pesquisa e vigilância epidemiológica nas áreas de Hepatites Virais, Influenza e outros vírus respiratórios (Laboratórios de Referência nacionais, MS e/ou internacionais, OMS). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia e principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, epidemiologia molecular, filogenia e evolução de vírus, vigilância em saúde, emergências sanitárias, virologia ambiental, uso de drogas injetáveis, desenvolvimento de ensaios diagnóstico de vírus em amostras ambientais. Membro de diversos Comitês Institucionais. Coordenou a Câmara Técnica de Laboratórios de Referência e a Sala de Situação COVID-19. Foi vice-diretora de Laboratório de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas do IOC (2021-2023). Atualmente, é vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz.

Márcio Ferreira Rangel

Márcio Ferreira Rangel

Painel Temático: Divulgação Científica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em Museologia (1995), mestrado em Memória Social (2000), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/COC (2006). Museólogo do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional/MinC (2006-2009). Representante do Brasil na reunião de especialistas da UNESCO, para a elaboração da Recomendação para a Salvaguarda do Patrimônio Museológico (2012). Coordenador de Documentação e Arquivo do MAST (2015-2018). Coordenador de Museologia (2018 – 2019) e (2021 – atual). Diretor Substituto do Museu de Astronomia e Ciências Afins (2018-2019). Atualmente é Diretor (2022 – atual) e Pesquisador Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Professor Adjunto da Escola de Museologia (UNIRIO) e Professor da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins. De 2015 a 2018 representante do Brasil no Programa Ibermuseus. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC para graduações em museologia. Consultor ad hoc do CNPq e da CAPES. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em coleções histórico-científicas, história da ciência, Políticas Públicas para museus e patrimônio, memória e patrimônio. Ministra oficinas de capacitação para profissionais de museus em diversos estados do Brasil. Participa de comissões avaliadoras e programas de financiamento do Ministério da Cultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação.

Marcos Dantas Ribeiro

Marcos Dantas Ribeiro

Painel Temático: Comunicação - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Professor Titular (aposentado) da Escola de Comunicação da UFRJ (titular livre). Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, é professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. É Conselheiro eleito do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) e do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br). Sócio da ULEPICC, da INTERCOM e da ESOCITE e do Centro Internacional Celso Furtado para Estudos do Desenvolvimento. O tema central das suas disciplinas na Graduação e na Pós é a Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Realiza estudos e pesquisas sobre Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas em tecnologias digitais com foco principal nas plataformas da internet, propriedade intelectual, regulamentação dos meios de comunicação etc.

Mario Moreira

Mario Moreira

Painel Temático: Complexo Econômico Industrial da Saúde - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 1994, Mario Moreira é doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra, Portugal, e mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e em Tecnologia e Gestão da Inovação pela Universidade de Sussex, Reino Unido. Possui também um MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2017, tornou-se vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz. Foi eleito Presidente da Fiocruz em março de 2023.

Marta Feijó Barroso

Marta Feijó Barroso

Abertura Oficial - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 17h às 19h

É graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestre em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Desenvolveu atividades de pós-doutoramento (1994 a 1996) no ECT* (Trento, Itália), em temas de física nuclear de altas energias, e (em 2007) no Departamento de Educação da PUC-RJ, em temas relacionados à avaliação em ensino de ciências. Atualmente é professora associada do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou da elaboração dos projetos e da implementação dos cursos de Licenciatura em Física – EAD UFRJ do consórcio CEDERJ, Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra da UFRJ, Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRJ, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF e do Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física da UFRJ. Tem interesse nas áreas de Ensino de Física e de Ciências, e em Física, desenvolvendo projetos em avaliações em ensino de ciências, formação de professores de física e ciências e produção de materiais didáticos.

Michele dos Ramos

Michele dos Ramos

Painel Temático: Violência - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Michele dos Ramos é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e mestra em Segurança Internacional pela Sciences Po Paris. Ao longo de sua trajetória, Michele vem trabalhando com diferentes iniciativas de prevenção e redução da violência. Atualmente é gerente de advocacy do Instituto Igarapé. Desde 2013, acompanha algumas das principais pautas de segurança pública e justiça criminal no país.

Mônica Savedra

Mônica Savedra

Painel Temático: Divulgação Científica - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui Bacharelado e Licenciatura em Português e Alemão pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Duisburg-Essen (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense – UFF, onde desenvolve pesquisas e orienta na área de sociolinguística, com ênfase na área de contato linguístico, com especial atenção para línguas de imigração, no âmbito da temática de bilinguismo/bilingualidade, plurilingusmo/plurilingualidade e línguas pluricêntricas. oordenou o PPG de Estudos de Linguagem da UFF de 2014 a 2018. Foi professora adjunta da Uerj (1978-2003) e da PUC-Rio (1990-2009). Atuou em ambas universidades na área de ensino de alemão como língua estrangeira -DaF, orientando vários trabalhos em nível de graduação e pós-graduação. Foi coordenadora do GT de Sociolinguística da ANPOLL de 2006 a 2010. Coordenou um projeto PROBRAL com a Universität Duisburg-Essen no biênio 2006-2007 e um PROBRAL II de cotutela doutoral em parceria com a Europa Universität Viadrina (2015-2018). Desde 2013 coordena o Laboratório de Pesquisa em Contato Linguístico da UFF (LABPEC- UFF) e coordena dede 2018 o projeto CAPES -Print-UFF “Multilinguismo, Direitos linguísticos e Desigualdade Social” e participa da Cátedra Unesco para o Multilinguismo. Também é Cientista do nosso estado (CNE) pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ e bolsista de produtividade do CNPq. Desde 2023 é Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense.

Natália Silvia Trindade

Natália Silvia Trindade

Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 9h às 12h

Doutoranda em DIREITO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2020). Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2018), graduação em DIREITO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). É pesquisadora voluntária do Núcleo de Estudos de Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero – NUDERG (PPCIS UERJ) desde 2017. No período da graduação, participou do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Direito LGBT na Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ) por quatro anos, o que possibilitou a pesquisa que culminou na realização do trabalho monográfico de análise do dano moral aplicado às demandas judiciais decorrente de discriminação por orientação sexual nas relações de consumo no Brasil. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estudos sobre Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, diversidade, liberdade sexual, intergeracionalidade e trabalho doméstico não remunerado; e na área de Direito, com ênfase em Pesquisa Empírica em Gênero e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: tomada de decisão, violência doméstica, gênero, diversidade. Realizou estágio docente na UERJ na cadeira de Técnicas de Pesquisa Qualitativa e Metodologia Científica, e na UFRJ na cadeira de Sociologia e Antropologia Jurídica. É advogada feminista antirracista autônoma (2014).

Rafael Clemente

Rafael Clemente

Painel 2: Desafios para CT&I no Rio de Janeiro - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 15h às 16h

Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da UFRJ.
Mestre em Gestão da Inovação pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE-UFRJ. Dottore Ing. em Ingegneria Gestionale pelo Politecnico di Torino. Fundador e CEO da EloGroup, empresa de transformação digital com competências em tecnologia, analytics e gestão.
 A EloGroup foi fundada há 14 anos na Incubadora de Empresas da COPPE-UFRJ e hoje conta com mais de 500 profissionais e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Vitória. É também sócio da Leverage Partners, braço de investimentos da EloGroup que já investiu em dezenas de empresas de tecnologia, inteligência artificial, educação, e-commerce, saúde e imobiliário.

Ricardo Coutinho

Ricardo Coutinho

Painel Temático: Inovação pelo Oceano - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Ricardo Coutinho é Pesquisador Titular do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) pertencente à Marinha do Brasil, onde atua desde 1987. Atualmente é Chefe do Departamento de Biotecnologia Marinha, Coordenador do curso de Pós-graduação em Biotecnologia Marinha (IEAPM/UFF) e credenciado no curso de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (UFF). É Bolsista de Produtividade do CNPq (1B) e tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Ecologia Bêntica, Bioincrustação e Biotecnologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: Ressurgência do Cabo Frio, Lagoa de Araruama, Comunidade, Colonizacão, População e Recrutamento, Produção Primária, Modelagem Ecológica e Biocorrosão. Orientou 43 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado e 16 supervisões de pós-doutorado. Publicou 137 artigos completos em periódicos, 38 artigos nos últimos 5 anos. Possui 3 patentes. Atualmente coordena os termos de cooperação IEAPM/CENPES/PETROBRAS “Projeto de Estudos Integrados do coral-sol” e do Acordo de P&D “Estudo do Coral-Sol do Sistema de Produção de Óleo e Gás do Campo de Peregrino” com a Equinor Brasil.

Roberto Kant de Lima

Roberto Kant de Lima

Painel Temático: Violência - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional UFRJ (1978), doutorado em Antropologia pela Harvard University (1986), pós-doutorado na University of Alabama at Birmingham (1990). É Coordenador do INCT-InEAC – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, Coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Administração Institucional de Conflitos (NEPEAC/PROPPI/UFF), Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Mestrado em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor Titular Aposentado do Departamento de Antropologia e Professor Aposentado Adjunto do Departamento de Segurança Pública da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Professor Emérito da UFF, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A, Bolsista do Programa Cientistas do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI UFF),Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Antropologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho, Professor visitante da Faculdade de Filosofia e Letras (Doutorado em Antropologia) da Universidade de Buenos Aires, Professor visitante do Departamento de Criminologia da University of Ottawa. Foi membro do Comitê Assessor de Antropologia e Coordenador do Comitê Assessor de Ciências Sociais do CNPq e Representante titular das Universidades Federais no Conselho Superior da FAPERJ-SECTI/RJ. É consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de diversas Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa e do FONCyT-Fondo para la Investigación Científica y Tecnológica (Argentina) e do Consejo de Investigaciones Científicas y Técnicas da Argentina-CONICET. Tem experiência na área de Teoria Antropológica, com ênfase em Método Comparativo, Antropologia do Direito e da Política, Processos de Administração de Conflitos e Produção de Verdades e em Antropologia da Pesca.

Segen F. Estefen

Segen F. Estefen

Painel Temático: Inovação pelo Oceano - 27.02.24 - UFF, Bloco A - 9h às 12h

Professor Titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – COPPE, onde é Gerente Geral do Laboratório de Tecnologia Submarina e Coordenador do Grupo de Energia Renovável no Oceano. Autor Coordenador do capítulo Ocean Energy do IPCC Report on Renewable Energy Sources and Climate Change Mitigation (Cambridge Press, 2012). Fellow da American Society of Mechanical Engineers (ASME). Membro do Conselho Consultor da Divisão de Oceano, Offshore e  Engenharia Ártica da ASME. Fellow da Society for Underwater Technology (UK). Membro da Academia Brasileira de Engenharia. M.Sc. Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE. Ph.D. Engenharia Civil pelo Imperial College London. Pós-Doutorado no Institute of Marine Technology da Norwegian University of Science and Technology. Coordenador de mais de uma centena de projetos de P&D e consultorias para órgãos governamentais, empresas de energia e fornecedores (setor de energia – óleo&gás e renováveis).

Tatiana Roque

Tatiana Roque

Painel 1: Diretrizes para formulação do plano de CT&I do ERJ - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 14h às 15h

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ e doutorado na área de História e Filosofia das Ciências pela UFRJ, com doutorado sanduíche em Paris no laboratório REHSEIS – CNRS (Recherches Épistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et les Institutions Scientifiques). É professora titular do Instituto de Matemática, da Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física e da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. É Cientista do Nosso Estado, pela Faperj, e membro dos Archives Poincaré (Histoire et Philosophie des Sciences) – Université de Nancy. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado na Faperj e directrice de programme no Collège International de Philosophie (Paris). Tem experiência nas áreas de História e Filosofia da Ciência e da Matemática, Ensino de Ciências e Filosofia Contemporânea. Seu livro “História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas” (Zahar, 2012) foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013 e seu último livro “O Dia em que Voltamos de Marte” (Planeta, 2021) foi finalista do Jabuti em 2022.

Thiago Signorini Gonçalves

Thiago Signorini Gonçalves

Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 9h às 12h

Thiago Signorini Gonçalves é atualmente professor adjunto e docente da pós-graduação no Observatório do Valongo, o instituto de astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência na orientação de pós-doutorandos, pós-graduandos e alunos de iniciação científica. Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2004) e doutorado em Astrofísica pela California Institute of Technology (2011). É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, bolsista de produtividade pelo CNPq e Pesquisador Visitante na Universidade de Massachussetts pelo Programa Fulbright. Coordenador de Grupo de Trabalho do instrumento MOSAIC, para o European Extremely Large Telescope e membro da colaboração TolTEC. Possui dezenas de publicações na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragalática observacional, atuando principalmente nos temas de formação e evolução de galáxias. Tem experiência administrativa como ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Observatório do Valongo e ex-coordenador do Grupo de Trabalho para Políticas de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro do comitê científico da organização Dimensions Sciences, que tem como missão o apoio a cientistas de grupos minoritários em início de carreira. Também tem profundo interesse por atividades de divulgação científica, com intensa atividade em redes sociais e entrevistas em diversos canais de mídia, atuando ainda como Coordenador de Imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira.

Valéria Braga

Valéria Braga

Painel 1: Diretrizes para formulação do plano de CT&I do ERJ - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 14h às 15h

Profissional sênior, com ampla experiência em planejamento e gerenciamento de programas e projetos nas diferentes áreas de desenvolvimento local, de forma integrada, sustentável e inclusiva, e no estabelecimento de parcerias estratégicas e inovações com impacto em cidades. Apoio à modernização de organizações, visando a maior qualidade de serviços e produtos. Fluente em inglês e espanhol.

Zélia Profeta

Zélia Profeta

Painel 2: Desafios para CT&I no Rio de Janeiro - 26.02.24 - Sala Nelson Pereira dos Santos - 15h às 16h

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (1998) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). É pesquisadora em saúde pública da Fiocruz. É coordenadora de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Presidência da Fiocruz e membro do Conselho de Economia da Saúde para Todos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foi Diretora da Fiocruz Minas/Instituto René Rachou por dois mandatos (2013-2017 e 2017 a maio de 2021). Foi Vice-Diretora de Pesquisa, Inovação tecnológica e Laboratórios de Referência da Fiocruz Minas de 2008-2012. Como pesquisadora vem atuando, nos últimos anos, nos seguintes temas: prevenção e controle com foco na mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya, avaliação em saúde. Já atuou em prevenção e controle e organização de serviços com foco nas leishmanioses.

Translate »
Pular para o conteúdo